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Captação de alunos: 365 dias por ano, 24 horas por dia, 7 dias por semana

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Sua escola realiza ações de captação de alunos o ano inteiro? Ou ela concentra seus esforços em captação de alunos apenas em épocas específicas do ano?

Como você vem utilizando as mídias sociais para atrair público? Você realmente marca presença no feed do seu público-alvo?

Tenha em mente que o sucesso da divulgação de seus produtos/serviços (cursos) está estritamente relacionado às técnicas que você utiliza para isso.

A postagem de hoje tem como objetivo esclarecer todas essas questões que eu levantei e ajudar você a saber como ser capaz de trabalhar com publicidade diariamente nas mídias sociais.

Antes de você prosseguir, eu aconselho você a checar nesse outro artigo (se você ainda não conhece), a definição de Leads e Funil de Vendas.

Como captar todo dia?

Um erro grave de muitas escolas é divulgar apenas com base em datas comemorativas ou períodos específicos do ano.

É comum ver instituições de cursos realizando publicidade com campanhas de páscoa, campanha de natal, campanha de ano novo e assim por diante.

É evidente que essa prática não é errada e muito menos deve ser deixada de lado. Porém, é preciso ter em mente que ela só é parte do marketing.

Estamos na era do Inbound Marketing, do CRM (customer relationship management), do SEO e do Marketing de Conteúdo. E isso exige que mudemos o modo de vender. Veja abaixo como desenvolver atividades para vender todo dia!

Atenda às necessidades explícitas e implícitas dos seus leads

As necessidades explícitas são aquelas que estão diretamente ligadas ao produto ou serviço que você oferece. Sendo assim, posso dizer que são os cursos que você vende, ou seja, as certificações que você oferece aos alunos.

As necessidades implícitas são aquelas que não estão diretamente ligadas a isso, sendo apenas periféricas, e são fundamentais para você atrair a atenção os seus Leads possibilitando a criação de um relacionamento com eles.

Um exemplo de uma necessidade implícita é um indivíduo que deseja saber quais cursos de informática ele deve fazer e qual a melhor ordem para fazer esses cursos de acordo com o objetivo que ele possui. Veja que é uma necessidade implícita relacionada à atividade que sua organização oferece.

Suprir essa necessidade deste indivíduo fará com que ele desenvolva um relacionamento com sua escola e possa vir a se tornar um aluno.

As necessidades implícitas são supridas por meio do Marketing de Conteúdo. Dessa forma, você “nutre” o seu Lead até que ele venha se tornar de fato seu cliente.

Desenvolva conteúdos que supram essas necessidades implícitas. Estes conteúdos podem ser: artigos no blog, postagens no Facebook, Instagram, LinkedIn, podcasts, ebooks, vídeos no YouTube etc. Abaixo eu listei dicas valiosas para suas publicações diárias.

Boas Práticas para Mídias Sociais

Publique um conteúdo novo por dia

Não deixe para publicar semanalmente. Prefira divulgar conteúdos diariamente (mesmo que estes sejam mais enxutos) em vez de deixar para publicar conteúdos mais robustos numa frequência semanal ou quinzenal.

Varie as mídias

Saiba em quais redes os seus Leads estão e esteja presente em todas elas.

Reaproveite um conteúdo em mais de um tipo de mídia

Um artigo postado no blog da sua escola pode ser compartilhado no Facebook, Instagram, LinkedIn etc. Esse artigo pode possuir um arquivo MP3 para que prefere ouvir em vez de ler, e por aí vai. Assim você atinge um número bem maior de pessoas.

Responda os comentários (se possível, responda TODOS)

Analise o número médio de comentários que você recebe e determine se será possível responder todos eles ou apenas alguns. Se só for possível responder alguns dos comentários, opte por segmentá-los entre: comentários de dúvidas, comentários de agradecimento, reclamações e críticas, e assim por diante. Depois de segmentar, responda apenas os comentários-chave de cada categoria. Assim, todos os Leads e clientes estarão representados nestes comentários-chave.

Ao responder, use sempre a mesma linguagem/postura

O modo que você escrever em nome da instituição tem a ver com a imagem que você quer construir. Existem empresas que conversam de forma mais descontraída e informal. Existem empresas que conversam de forma bem formal e séria.

Você precisa saber se posicionar e, depois disso, seguir sempre a mesma linha.

O modo que sua organização se comunica define uma “personalidade”, uma “identidade”. Então, essa personalidade deve ser sempre a mesma.

Um erro gravíssimo é responder um comentário de um jeito e o outro comentário de outra forma, ou então, fazer uma postagem de forma descontraída e outra sendo super formal. Isso é dar um tiro no pé.

Veja abaixo exemplos de como a Netflix (uma gigante em Marketing) interage com seus Leads no Facebook e aprenda com ela. Note que ela optou por usar uma postura descontraída, divertida e uma linguagem informal (e sempre age assim, ou seja, ela é coerente):

Veja outro exemplo. Dessa vez da Microsoft. Note que ela busca se posicionar como uma empresa séria, utilizando linguagem formal e se portando de forma mais impessoal:

Não perca o timing

Tenha profissionais no atendimento das mídias sociais disponíveis durante todo o período de funcionamento da sua escola. Ter um profissional alocado somente em um período, por exemplo, pode fazê-lo perder vendas. Isso porque dá a oportunidade ao Lead de entrar em contato com seu concorrente e ser respondido instantaneamente.

Não dependa exclusivamente de publicidade paga

Anúncios pagos em mídias sociais para alavancar e escalonar a visibilidade de suas campanhas são, sem dúvida, importantes. Mas tente não depender deles. Trate-os apenas como uma de suas muitas ferramentas de marketing.

Esse nosso artigo que trata de dicas para o Facebook Ads pode te interessar.

Tenha, pelo menos, uma pessoa dedicada a gestão das mídias sociais

Você irá notar (se já não notou) que conduzir a gestão das mídias sociais demanda uma dedicação full time de pelo menos uma pessoa.

Essa pessoa deve, além de ter conhecimento em publicidade e propaganda, possuir outras habilidades e aptidões importantes. Essa ocupação costuma pertencer ao Analista de Mídias Sociais – ou Analista de Social Media.

Muito bem! Ficamos por aqui. Espero que você tenha gostado do artigo de hoje.

Como você vem trabalhando com as mídias sociais? Qual é o impacto que elas possuem sobre as suas vendas? Comente conosco suas experiências no espaço de comentários.

Continue nos acompanhando 😊

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