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Aumentando as Vendas neste Final de Ano

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Observamos atualmente uma revolução na área de vendas. Novos métodos, mecanismos (principalmente no meio digital) e abordagens surgiram e é preciso estar antenado a todas essas novidades.

Procurei reunir nessa postagem dicas acerca de conceitos e práticas importantes para ajudá-lo a aumentar suas vendas nesse período de fim de ano. Ao longo da leitura vou procurar sugerir conteúdos por meio de links que complementem o assunto abordado. Vamos lá!

Reavalie o relacionamento com os alunos
Vamos começar tratando do relacionamento com o cliente, que no seu caso, é o aluno (e o seu responsável, se for o caso).

Deve-se ter em mente que um funil de vendas inteligente não deve parar no momento em que o cliente faz a compra de um de seus cursos. O seu relacionamento com ele não deve terminar no ato compra.

O funil de vendas deve ser ininterrupto, sempre sendo capaz de gerar novas oportunidades.

Nessa outra postagem damos dicas valiosas de captação e retenção de alunos em sua escola que podem contribuir com esse estudo.

Alinhe o conteúdo divulgado no seu blog, site e redes sociais


Em postagens anteriores (aqui) já falamos especificamente da importância de sua instituição de ensino ter presença forte nas redes sociais e contar com um site moderno e um blog que tenha conteúdo de interesse dos seus consumidores.

Deve-se procurar tornar a comunicação completa, utilizando de forma coerente (mesma linguagem, recursos visuais, identidade visual etc.) todas as redes sociais nas quais seu público-alvo está presente. Tudo isso de forma integrada.

Lembrando que o conteúdo divulgado deve ser voltado para o cliente e não para a sua marca. O foco é o cliente e o suprimento de suas necessidades, e não o seu anseio por vender (isso é consequência). Este é um conceito que já explorei nessa postagem que trata de Inbound Marketing.

Além disso, se você ainda não se atentou a isso, verifique se o conteúdo digital de sua escola é responsivo, ou seja, fácil de ser visualizado e manipulado em qualquer dispositivo, com qualquer tamanho de tela. Seja em um notebook, smartphone, tablet etc., a visualização do site deve ser clara e intuitiva. É o que chamamos de Design Responsivo e ele já é obrigatório caso você queira realmente causar uma boa impressão online.

Pratique Co-Marketing


Co-Marketing, como o seu nome indica, é um marketing compartilhado. Se trata basicamente de duas ou mais empresas que têm um mesmo público como alvo e alinham seus interesses e esforços para criarem, juntas, algo que gere um impacto sobre eles que não conseguiriam obter sozinhas.

Engana-se quem acredita que é um conceito novo. Ele já é praticado a muito tempo, sob outras formas. Atualmente o que muito se observa é sua crescente prática no meio digital, assumindo diferentes formatos.

Podem ser feitos webinars, podcasts, postagens, infográficos, eBooks e muitas outras coisas de forma conjunta. O mais indicado é fazer Co-Marketing com empresas que tenham ofertas complementares as suas (e não concorrentes). Todavia, mesmo que os produtos sejam próximos, ainda pode ser que haja valor nessa prática. O importante é observar se quando juntos o impacto é viável e maior do que separados; se a resposta for sim, o investimento tende a valer a pena.

Motive a sua Equipe de Vendas


Quando sua equipe se encontra motivada com o ambiente de trabalho, a liderança que possuem e a cultura da empresa, refletem isso no desempenho de suas funções, já que cria-se uma preocupação maior em como as tarefas são executadas. Equipes motivadas trabalham mais e melhor, obtendo resultados muito superiores aos de um time que não enxerga a importância do seu trabalho.

Adotar políticas que objetivam a satisfação dos funcionários não é uma tarefa fácil e muito menos que proporciona resultados a curto prazo — uma vez que ela também envolve muitas mudanças (individuais e culturais) e o desenvolvimento de lideranças devidamente capacitadas.

Existe um aglomerado de estudos e pesquisas ao longo dos anos sobre a motivação no ambiente organizacional. Dentre os autores mais conhecidos acerca dos fatores da motivação, podemos citar Maslow, McClelland, McGregor e Herzberg etc. (dica: dê uma lida nos estudos que eles produziram para ficar desenvolver uma visão mais aprofundada do que se entende por motivação).

Infelizmente, ainda assim, muitas empresas acreditam que a motivação dos seus funcionários está baseada tão somente em política de salários e benefícios. A remuneração, indiscutivelmente, é um ponto essencial, entretanto, não tem papel principal, sendo apenas mais um quesito de satisfação dos profissionais. As mudanças que objetivam o estabelecimento de um ambiente agradável, com bom clima organizacional e grandes líderes fazem toda diferença para os colaboradores.

Experiência Sem Atrito para o Cliente


Um conceito relativamente novo no Brasil, mas que há algum tempo já é praticado lá fora e já é presente em empresas como Uber e Amazon, é o de “Frictionless Customer Experience” ou, traduzindo, Experiência sem Atrito para o Cliente.

Ele parte da comprovação da insatisfação dos clientes frente a dificuldade de solucionarem problemas, ou receberem produtos, ou passarem o cartão de crédito etc. Ou seja, entende-se que muitas interações e tentativas por parte do cliente para obter o produto o serviço gera uma considerável insatisfação.

Para o cliente uma interação ideal é aquela na qual ele vai gastar o mínimo esforço para alcançar os seus objetivos.

Uma empresa brasileira que vem praticando bem esse conceito de eliminar os atritos, além do que chamam de ‘Super Cool’, é o NuBank.

E para você, que busca aumentar suas vendas, procure também entregar esse tipo de experiência. Dessa forma, com certeza sua escola vai se posicionar na frente dos concorrentes.

Ofereça Promoções e Descontos Natalinos


Em todos os seus meios de presença online (redes sociais, blog, site etc.), procure usar, por exemplo, de Códigos Promocionais com temas de fim de ano como ferramenta para atrair novos alunos.

Ao planejar a sua campanha de Natal ou de Ano Novo, pense no lado pessoal da coisa. Faça algo que emocione, que sensibilize, que desperte o amor exagerado e a compaixão sem limites em quem visualizar. É isso que as pessoas buscam nessa época do ano.

Procure explorar o que grandes companhias e as que são referência em marketing digital estão adotando como estratégia para suas campanhas publicitárias e procure extrair algo delas. Fique também atento às campanhas de seus concorrentes para não ser deixado para trás.

E aí, o que achou da postagem de hoje? O que ela lhe acrescentou de novo? Espero que você tenha gostado.

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Continue nos acompanhando! 😊

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