Dia a Dia Marketing Educacional

Qual a importância do curso de Gestão de Projetos para minha escola e como potencializar seus resultados

0
O assunto do artigo de hoje é “Projetos”. Uma palavra pequena e aparentemente simples, mas que possui um amplo significado e peso dentro das organizações.

Podemos dizer isso porque qualquer organização passa por situações de execução de projetos, sejam eles voltados para o desenvolvimento de produtos, para a implementação de mudanças (inserção de novas ferramentas, melhoria contínua, migração para um novo software etc.), mapeamento de processos, infraestrutura entre outros tipos.

A partir disso, podemos concluir que é vital para qualquer colaborador conhecer o funcionamento de projetos: o que são e como ocorre o seu gerenciamento.

Além do mais, a área de Gerenciamento de Projetos vem crescendo rapidamente e busca por profissionais que sejam capacitados e habilitados para tomar a frente na gestão.

É pensando nisso que a Metodologia ADVANCE desenvolveu o curso de Gerenciamento de Projetos com MS Project. Clique aqui se quiser conhecer a Ficha Pedagógica do curso.

Porque esse curso é um grande diferencial para sua escola

Gestão de Projetos é um grande atrativo para todas pessoas que estão inseridas na área de fabricação industrial, no agronegócio, na construção civil, no comércio em geral, na prestação de serviços etc., que atuam ou que desejam atuar com atividades que tenham projetos como atividade principal ou de forma eventual.

“Este curso é indicado para qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, que deseja obter conhecimentos na área de gestão de projetos, liderança e com interesse em aprender a utilizar o software Project da Microsoft. Tais conhecimentos irão habilitar o indivíduo a desenvolver uma visão holística do planejamento, execução e controle de projetos das mais diferentes áreas, com base nos processos definidos pelo Guia PMBoK e nas ferramentas e técnicas mais utilizadas atualmente.”

Pode ser usado como um curso de especialização para administradores, engenheiros (todas as engenharias), supervisores, etc., uma vez que ele vem a complementar o que foi estudado nas universidades, trazendo ainda mais informação, principalmente a nível de detalhe acerca dos processos definidos no PMBoK.

Ou também, pode servir como um grande aliado para quem está se preparando para obter a certificação de PMP (Project Management Professional) oferecido pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos, o PMI, reconhecido internacionalmente.

Por conta disso, oferecer este curso em sua escola irá atrair uma fatia nova e ampla de público-alvo.

Também é importante ressaltar que o curso conta com uma parte prática, onde o aluno irá gerenciar projetos reais e controlar todas as etapas de seu desenvolvimento, inclusive resolvendo os imprevistos que surgirão no meio do caminho. Os projetos são de diferentes setores, como construção civil, desenvolvimento de software, entre outros.

O que o estudante irá aprender neste curso

Posso dividir esse curso em duas frentes, com abordagens diferentes e que se complementam. No seu desenvolvimento, pensamos que o importante era ensinar a ferramenta MS Project (1) e, além disso, ensinar toda a parte teórica em Gestão de Projetos (2) que é essencial para que o estudante consiga, de fato, usufruir dos recursos oferecidos pelo Project. Isso porque conhecer a ferramenta da Microsoft sem ter um conhecimento sólido acerca de gestão de projetos não forma um profissional realmente habilitado. Essas duas frentes são ensinadas conjuntamente durante as atividades do curso.

Sendo assim, se tratando do compêndio teórico em Gestão de Projetos (primeira frente), o estudante irá aprender o que é um projeto e o gerenciamento de projetos, quais as características e habilidades de um

Gerente de Projeto, o que é PMI e PMBOK, alguns dos principais processos descritos no PMBoK, ciclo de vida de um projeto, o Triângulo das Restrições, Estrutura organizacional em equipes de projeto, o Perfil do Líder, O que é EAP, a descrição de controle, além de conceitos e aspectos de encerramento de contratos, dentre outros conhecimentos.

Agora, na segunda frente, específica da ferramenta Microsoft Project (parte prática), o aluno aprenderá as configurações iniciais do Project, os tipos de tarefas, suas durações e como cadastrá-las, o planejamento no

Project, a criação do Pool de Recursos para múltiplos projetos, Calendário de recursos, Cadastramento de recursos e configuração dos custos, Gráfico de Gantt, Rede PERT (Diagrama de Rede) e o Caminho Crítico (CPM), solução problemas e superalocação de recursos, Filtros, modos de visualização, relatórios, impressões, entre outros.

A importância da certificação em Gestão de Projetos e MS Project

O Certificado em Gerenciamento de Projetos proporciona um grande peso no currículo do aluno, pois durante o processo seletivo de uma vaga de emprego, possuir o certificado coloca o candidato à frente daqueles que apenas atestam ter o conhecimento sem ter alguma comprovação.

A certificação comprova e atesta a dedicação do indivíduo e o seu real interesse pela formação (uma vez que ele despendeu tempo e dinheiro para obtê-lo). O certificado é também uma forma de garantir o conhecimento, uma vez que para obter o certificado é preciso ser aprovado em todas as nossas avaliações.

Uma vantagem que a ADVANCE oferece em relação aos seus certificados é que o aluno tem acesso ao certificado sempre que quiser e de forma online. Ele pode baixar o PDF do certificado sempre que quiser ou ainda anexar o link no seu currículo. Bem interessante, não?

Além disso, a credibilidade de sua escola é somada com a credibilidade do sistema de ensino ADVANCE, que há mais de 25 anos se posiciona no mercado como um dos melhores em suas áreas de atuação, dando maior valor à certificação.

Analise os objetivos do aluno e incentive a contratação de pacotes de cursos

Não existem pré-requisitos para cursar o Gerenciamento de Projetos, apesar de ser recomendável possuir algum conhecimento prévio em Windows e Excel e ter concluído o Ensino Fundamental. Por isso, no momento de realizar a venda do curso, converse com o aluno e procure levantar informações importantes, como a sua experiência profissional, cursos que já realizou, conhecimentos que possui de informática e os seus objetivos profissionais.

Nessa hora, cabe ao vendedor analisar as informações fornecidas e identificar:

  • Pontos em que o aluno poderá se aperfeiçoar depois da conclusão deste curso;
  • Ou então lacunas de conhecimento que podem existir e que precisam ser preenchidas antes do aluno começar esse curso para que ele realmente consiga usufruir dele.

A partir dessas análises, será possível sugerir combinações de cursos, cursos prévios ou cursos posteriores ao de Gerenciamento de Projetos, que deverão variar de acordo com a área de atuação ou áreas de interesse do aluno.

O leque de cursos da Metodologia ADVANCE permite dezenas de combinações possíveis com o curso de Gerenciamento de Projetos, como por exemplo:

  • Informática Essencial + Gerenciamento de Projetos
  • Planilhas Inteligentes e Finanças + Gerenciamento de Projetos
  • Consultor Comercial + Gerenciamento de Projetos
  • Gerenciamento de Projetos + Gestão Rural
  • Gerenciamento de Projetos + Gestão em TI
  • AutoCAD + Gerenciamento de Projetos
  • Dentre muitas outras combinações

O importante é conversar com o aluno e juntos chegarem em um caminho a seguir. Esse caminho será por onde o seu aluno irá desenvolver sua carreira e evoluir profissionalmente. Caso ele ainda tenha dúvidas sobre qual caminho seguir, você pode ajudá-lo a se decidir oferecendo nosso curso de Orientação Profissional.

Outra vantagem que a Metodologia ADVANCE oferece um material de marketing completo, desenvolvido para a divulgação dos cursos. Quem é licenciado ADVANCE obtém todo esse material na área reservada. Se você se interessou, clique aqui para saber mais.

Encerramos aqui o artigo de hoje. Você viu como o curso de Gerenciamento de Projetos tem o potencial de agregar um enorme valor a sua instituição de ensino?

Antes de sair, por favor, compartilhe a sua opinião. Seu feedback é muito importante para nós.

Continue nos acompanhando 😊

Comentários

comentários

Qual a importância do curso Planilhas Inteligentes e Finanças para a sua escola e o que fazer para potencializar seus resultados
Cinco dicas essenciais de organização para o sucesso e crescimento do seu negócio
Leia também