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Montando um planejamento escolar para o segundo semestre

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De forma geral, o planejamento escolar acontece no início do ano, antes do início das aulas é feito para o ano inteiro. Nesse período, as escolas podem criar uma semana pedagógica (que pode durar de 3 a 5 dias), durante a qual se discute o que acontecerá nos próximos dias letivos e revisam o PPP (Projeto Político-Pedagógico), o documento que define a identidade da escola e indica os caminhos para que ela alcance seus objetivos. Porém, reunir a equipe e realizar um planejamento também no período de férias escolares de julho é uma prática recomendada e que pode gerar um diferencial estratégico para a sua instituição de cursos profissionalizantes.

Já pensou em dar início ao segundo semestre sem saber o que acontecerá ou qual é o objetivo para o mês seguinte? No período entre o início e o meio do ano muita coisa pode acontecer, como por exemplo, os horários das aulas de duas turmas coincidirem na mesma sala de aula, ou a equipe escolar não conseguir pôr em prática planos de ação e acompanhar o cumprimento de metas, como diminuir a inadimplência ou melhorar os resultados dos indicadores de desempenho.

Portanto, se você deseja evitar empecilhos ao máximo, ou pelo menos antecipá-los, a solução é investir mais em planejamento no período pós-férias de meio de ano. Sem o correto planejamento, a equipe docente, e provavelmente todos os demais setores (já que tudo é intimamente interligado), se dispersam: cada um realiza as tarefas que lhe foram delegadas individualmente, sem uma coordenação que integre esse trabalho, alinhando-o aos objetivos pedagógicos da escola. Cuidar para que isso não aconteça é uma das principais funções dos gestores e do coordenador pedagógico.

A seguir tentaremos listar as principais tarefas do planejamento escolar pós-férias escolares, de forma mais simplista e não muito técnica para facilitar a compreensão. São elas:

1) Coletar todos os dados referentes ao desempenho da instituição no primeiro semestre

Deve-se nessa primeira etapa reunir todos os relatórios e indicadores de desempenho da instituição que foram coletados, organizados e alimentados durante todo o semestre (seja semanalmente ou mensalmente) e também dos anos anteriores. Normalmente quem possui esses dados é o próprio coordenador pedagógico ou o auxiliar pedagógico. Alguns exemplos desses dados podem ser: taxa de evasão de alunos, taxa de inadimplência, taxa de captação de novos alunos etc.

Também devem ser reunidos os dados e relatórios mensais. Todas essas informações serão usadas de base na avaliação do gestor e do coordenador pedagógico, que se trata do próximo passo.
Esse também pode ser o momento de revisar e alterar (se a equipe achar necessário) o modo como algum indicador ou relatório é criado e alimentado.

2) Analisar os dados coletados

Nessa etapa o gestor e o coordenador pedagógico reúnem-se para avaliar todas as informações que foram coletadas no passo anterior. É importante que técnicas de gestão sejam aplicadas e que os “achismos”, muito comum em gestores mais experientes, sejam deixados de lado.

É importantíssimo cobrar a fidelidade dos dados que são coletados no dia a dia pelo coordenador pedagógico ou sua equipe. Dados coletados erroneamente irão gerar análises e julgamentos errados.

3) Identificar distorções

Nesse momento é importante tentar traçar, com base nas análises feitas, projeções para o futuro da instituição e identificar as causas das distorções observadas. Lembrando que distorções são quaisquer situações e práticas que fugiram do que foi planejado no início do ano.

Mais uma vez, deixe de lados os “achismos” e procure aplicar técnicas de gestão juntamente com conhecimentos em estatística e análise multivariável.

A análise multivariável é um conceito interessante que tenta encontrar, com uma certa margem de significância, o quanto alguns fatores influenciam em outros. Dessa forma é possível encontrar a provável origem de determinados problemas pedagógicos. Um exemplo bem simples: O quanto o fato de os professores virem sem uniforme, somado ao fato de um computador deixar de pegar durante a aula e a alta temperatura da sala de aula, juntos, influenciam na insatisfação do aluno? Entre implementar um ar condicionado ou então dar um upgrade nos computadores, qual das duas melhorias impactaria mais diretamente no aumento da satisfação dos alunos? Conseguiu pegar a ideia? É disso que se trata a análise multivariável.

4) Traçar um plano de medidas corretivas e planejar ações do segundo semestre

Depois de ter identificado os pontos de distorção, chegou a hora de criar um plano de ação para as medidas corretivas e preventivas para o segundo semestre e determinar as estratégias necessárias para alcançá-los.

Nesse momento, todos os colaboradores do setor devem estar presentes na reunião pedagógica. Se o gestor e o coordenador pedagógico acharem viável, podem realizar uma pré-reunião antes, a fim de tomar as medidas mais estratégicas com o diretor, por exemplo.

No momento da reunião um espaço participativo deve ser criado. Deixe os colaboradores livres para dar opiniões e acrescentar pontos de vista diferentes. Nesse momento o detalhamento é muito importante. Evite definições vagas e ambíguas e tente ser claro tanto numa visão macro e geral quanto numa visão micro (no nível das operações).

Por fim, deixe todos os colaboradores cientes da importância do cumprimento das metas.

5) Implantar plano de ações e controlar

Depois de ter coletado os dados dos indicadores de desempenho e relatórios, analisá-los, identificar todas as distorções e por fim planejar como corrigir os erros e finalizar o ano cumprindo as metas, chegou a hora de implementar e pôr em prática.

Se for necessário, crie projetos para implementar as mudanças, delegando a responsabilidade a uma pessoa e determinando recursos e um prazo para a sua conclusão.

Reafirme a metas diariamente aos colaboradores e controle-as. Uma dica interessante é criar uma especial de mural ou quadro grande, com as metas listadas e em destaque, para que sejam visualizadas todo dia pelos colaboradores.

Nesse post nós ficamos por aqui. E aí, você concorda com o post ou tem uma visão diferente em algum ponto? Gostaria de deixar sua contribuição? Então, por favor, escreva-nos um comentário abaixo.

Espero que essas dicas contribuam na elaboração do seu planejamento pós-férias. Continue nos acompanhando! 😊

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