Dia a Dia Informativos Marketing Educacional

Qual a importância dos cursos de Informática Essencial para sua escola e como potencializar os resultados que eles trazem

0
Não seria exagero eu começar dizendo que os cursos de informática Essencial (Windows, Word, PowerPoint, Excel, entre outros) são os cursos mais procurados por quem está começando a estudar o computador e suas ferramentas, não é mesmo?

Tanto para tarefas pessoais quanto para a carreira profissional, esses conhecimentos se fazem não só necessários, mas sim obrigatórios. Eu também poderia dizer, sem medo de errar, que “não conhecer informática, nos dias de hoje, é o nosso novo analfabetismo”.

É por isso que os cursos de Informática Essencial são, como o nome já indica, indispensáveis.

Na grande maioria dos casos, é por meio desses cursos que o interesse pela informática e tecnologia é de fato despertado nos alunos. É aqui que ocorre o primeiro contato com o computador, ou pelo menos, o primeiro contato com o uso profissional e lógico de um computador.

E por que eu digo isso? Porque muitas vezes o indivíduo já tem um smartphone ou um tablet em casa, e até arrisca algumas tarefas no notebook (como passar músicas para o pendrive) e então muitas vezes ele se engana: por já “fuçar” no celular e no notebook, acredita que já possui o conhecimento de informática de que precisa e que irão exigir dele no trabalho.

Mas pensar assim é um erro, pois o pouco conhecimento que ele possui é desestruturado, não-técnico e cheio de lacunas, o que muitas vezes o obriga a pedir ajuda para quem já estudou informática de verdade.

O estudo de informática fornece ao aluno uma visão ampla sobre o funcionamento do computador. Ele conhece as funções do sistema operacional, sua importância, como mantê-lo seguro, limpo, atualizado e operante e como instalar e manejar programas, principalmente os programas do pacote de escritório da Microsoft (o pacote Office).

Sendo assim, posso dizer que Informática Essencial é o carro chefe da sua escola. Na grande maioria dos casos, é através dele que o aluno conhece sua instituição de ensino e a qualidade dos seus serviços.

Agora, como potencializar a sua oferta desse curso? Como tirar o máximo proveito dele e como usá-lo como ferramenta para atrair a atenção dos alunos para os seus outros cursos? Vem comigo!

Despertar o interesse pela tecnologia

Procure despertar em seus alunos o gosto pela tecnologia. Não faça do estudo de informática algo distante do mundo divertido que a tecnologia proporciona. Por exemplo: enquanto ele estuda Windows, pode ser que ele se interesse em saber sobre os jogos de computador e quais os requisitos para conseguir instalar seus jogos favoritos no PC. Para manter o interesse e a atenção do aluno, sua equipe de professores deve ser capaz de conciliar essas duas coisas: aprendizado e diversão!

Outro fator importante: faça uma conexão entre o que o aluno está aprendendo no momento com o que ele vai poder fazer no futuro, com mais conhecimento agregado. Por exemplo: suponha que Maria goste de aplicativos de celular. Você pode mostrar a ela que, após o curso de informática, ela poderá iniciar um curso de lógica de programação, que vai ajudá-la a ser capaz de criar seus próprios apps de celular. Isso porque o curso de informática não é o objetivo final, mas sim o início de uma jornada de estudos. Depois dele deverão vir inúmeros outros. Grosso modo, ele é como o ensino fundamental: ele é só o início, depois deve-se evoluir e cursar o ensino médio, ensino superior e assim por diante. Pegou a ideia? Agora trate de deixá-la bem clara para seus alunos também. É importante reforçar isso quando você for realizar a venda do curso (até porque irá ajudá-lo a convencer o potencial aluno) e depois, durante as aulas.

Deixar clara a importância da informática na vida e na carreira profissional

Essa dica é muito importante. Mostre aos seus alunos que independente da profissão que eles exercem ou irão exercer, a informática é a base, é como saber ler e escrever. A questão é que até aí todos chegam, todas as escolas falam dessa importância. Mas poucas são as que provam! PROVE para seus alunos essa importância. Traga exemplos de rotinas executadas por contadores, economistas, arquitetos, advogados, médicos, administradores etc. que usam diretamente o Word, o Excel, o PowerPoint. Por conta disso, o curso de Informática Essencial da Advance traz exemplos práticos das diferentes áreas de atuação para os alunos. Para finalizar, reforce na hora da venda que não há idade ou momento certo para começar a estudar informática.

Incentivar a contratação de pacotes de cursos

Assim como eu já mencionei antes, os cursos de informática essencial servem de base para outros cursos que o aluno poderá vir a cursar. Por conta disso, nada melhor do que ao oferecer o curso de informática ao seu aluno, você já oferecer os cursos que virão em seguida, certo? Para tornar a contratação do pacote vantajosa, dê algum desconto, algo que crie uma vantagem para o aluno ao optar pela combinação de cursos.

Para saber corretamente quais combinações de curso oferecer é preciso que você conheça as intenções e vocações do seu aluno.

Pode ser que ele tenha vocação para desempenhar atividades administrativas em uma empresa, e aí seria interessante ele fazer um curso de Auxiliar Administrativo. Pode ser ainda uma senhora aposentada, com interesse em dominar as redes sociais para se comunicar com todos da sua família. Ou então, pode ser uma jovem com interesse por criação de sites e edição de imagens; nesse caso já seria interessante que ela fizesse o curso de Web Designer e Design Gráfico. O importante é conversar com o aluno e chegarem em um caminho a seguir. Esse caminho será por onde o seu aluno irá melhorar sua carreira e evoluir profissionalmente. Caso ele ainda tenha dúvidas sobre qual caminho seguir, você pode ajudá-lo a se decidir oferecendo nosso curso de Orientação Profissional.

O leque de cursos da Metodologia ADVANCE permite inúmeras combinações possíveis com o curso de Informática Essencial, como por exemplo:

  • Informática Essencial + Montagem e Manutenção de Computadores e Redes;
  • Informática Essencial + Auxiliar Administrativo;
  • Informática Essencial + Lógica de Programação com Java;
  • Informática Essencial + Web Design e Designer Gráfico;
  • Informática Essencial + AutoCAD;
  • Informática Essencial + Gerenciamento de Projetos com MS Project;
  • Entre outros.

Outra vantagem que a Metodologia ADVANCE oferece é um material de marketing desenvolvido tanto para a venda dos cursos de informática individuais quanto para os pacotes de cursos, voltados para as profissões. Quem é licenciado ADVANCE obtém todo esse material na área reservada. Se você se interessou, clique aqui para saber mais.

Ficamos por aqui na postagem de hoje. Espero que ela tenha agregado valor.

Agora, conte para gente como sua escola vem lidando com a oferta do curso de informática. Compartilhe conosco sua experiência nos comentários.

Continue nos acompanhando 😊

Comentários

comentários

Gestão e redução de inadimplência escolar
Campanha nacional “CAIXA DA SORTE”
Leia também