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Marketing de Defensores – O que é e como praticá-lo em sua instituição de ensino?

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Olá! Se você acompanha os conteúdos de nosso blog, já sabe que temos muitos artigos que tratam de marketing e vendas de cursos nas instituições de ensino.

Já falamos dos mais variados temas quando o assunto é marketing. E hoje eu vou trazer um tema que está em alta no mercado (porque realmente funciona) e que você deve conhecer imediatamente para implantá-lo em suas estratégias de vendas: o Marketing de Defensores!

Vou começar pela sua definição…

O que é o Marketing de Defensores?


Para você compreender o que é o Marketing de Defensores, é interessante relembrar com você um conceito que com certeza você já conhece e que deu origem ao marketing de defensores: o de Embaixadores da Marca e Produtos.

Um embaixador de uma marca, em inglês conhecido como brand ambassadors é uma figura pública, uma celebridade, que utiliza produtos da sua marca e os divulga para quem os acompanha, como os seus seguidores das redes sociais, por exemplo.

O meio digital ajudou muito na promoção dos embaixadores das marcas, uma vez que divulgam conteúdo em blogs, vlogs, Instagram etc. divulgando as marcas.

Mas, além desse tipo de embaixador, as mídias sociais contribuíram para o surgimento dos defensores da marca.

A diferença é que os defensores da marca (em inglês, brand advocates) são pessoas comuns, clientes que, naturalmente, tendem a apoiar a sua escola e seus cursos e indicá-la publicamente, seja para amigos ou familiares.

Esse defensor ajuda a disseminar seus cursos por meio de compartilhamentos e comentários nas redes sociais por ter apreço pela sua marca devido à boa experiência que teve em sua escola, com seus cursos ou com sua presença na internet.

Praticar Marketing de Defensores então é adotar medidas e estratégias que contribuam para a conquista de pessoas que vão auxiliar na promoção da sua escola, seja nos meios digitais quanto no “boca a boca”.

Quem são os defensores de sua escola e de seus cursos?


Agora eu vou traçar quem são as pessoas que, voluntariamente, promovem a sua marca, ou seja, quem são os defensores da sua escola:

  • Podem ser clientes que consideraram a experiência de fazer um curso em sua escola incrível e que recomendaria sua escola para todos sem qualquer sombra de dúvida.
  • Isso é mérito da qualidade das suas aulas, do atendimento e atenção dada ao aluno, do método de ensino que você utiliza etc.

  • Podem ser também pessoas que, apesar de (ainda) não serem seus clientes, gostam do modo como sua escola se comporta nas mídias sociais. Como assim “se comporta”? Bem… São pessoas que se identificam com o modo como sua escola escreve nas mídias sociais, compartilha conteúdo, escreve e responde os comentários nas postagens, divulga os cursos, posta imagens (design, cores, formas da marca) etc. Resumindo: são pessoas que se identificam com a identidade da sua marca!
  • Além desses, o defensor dos seus cursos e da sua escola pode ser também uma pessoa que consome do conteúdo que você cria na internet.

Não entendeu muito bem? Veja bem… Eu já falei nessa postagem sobre marketing de conteúdo e como ele é importante para sua escola.

Quando você pratica marketing de conteúdo, você cria conteúdo relevante para o seu público-alvo, não é mesmo? E você já sabe que esse conteúdo pode ser: vídeos com dicas no Facebook, artigos no blog da sua escola, podcasts educacionais, webinars, stories no Instagram da sua escola com dicas de informática, dentro muitas outras coisas. Conseguiu pegar a ideia?

A pessoa que consome esse conteúdo que você cria na internet e aprova o seu conteúdo provavelmente vai ser tornar também um fã da sua marca e vai defendê-la, se tornando um defensor dos produtos que você oferece.

Por que você deve praticar o Marketing de defensores?


Primeiro é preciso compreender que o marketing de defensores é promovido quando você adota um conjunto de estratégias, um conjunto de métodos, e não apenas algo especificamente.

Para ele ser realmente eficiente, você já deve praticar:

  • Inbound Marketing, associado ao Marketing Digital.
  • Segmentar as personas (Funil de Vendas) no processo de compra de seus cursos e possuir um CRM (customer Relationship Management) eficiente e eficaz;
  • Utilizar as técnicas de SEO.
  • Possuir um sistema de qualidade eficiente, desde a parte pedagógica (professores, infraestrutura, equipamentos, material didático etc.) até a recepção e uma coordenação eficiente.

Eu coloquei todos esses links acima para que você, caso ainda não conheça esses conceitos de marketing, possa clicar neles e ler a respeito, tudo bem?

Então, tenha em mente que obter os defensores da sua escola é resultado de todas práticas acima juntas! Você não vai conseguir obter um número considerável de fãs da sua marca, que realmente irão promovê-la, se você não começar promovendo a sua escola de maneira inteligente.

Além disso, tenha em mente que com o mercado de trabalho altamente competitivo e mutável dos novos tempos, se a sua escola não mergulhar de vez nas práticas digitais e tecnológicas de fazer marketing e se relacionar com os clientes, ela está fadada ao fracasso em pouco tempo.

Quais são os impactos que os Defensores da Marca trazem para as vendas?


Acho que já ficou claro o quão é importante você praticar o marketing de defensores, certo?

Vou listar os principais benefícios que eles trazem:

  • Eles interagem com os conteúdos que você cria e divulga nas mídias sociais, seja por likes, comentários e até compartilhamentos desse conteúdo.
  • Como eles estão engajados e defendem a marca, eles também criam conteúdo a favor da marca que será visto pelas pessoas que os conhecem. Esse conteúdo pode ser um comentário positivo em uma publicação, uma publicação própria, um review sobre um curso, uma foto enquanto faz o curso em sua escola, uma foto do material didático etc.
  • Por fim, o defensor da sua marca irá sugerir a sua escola sem hesitar para qualquer pessoa que ele conhece e que apresente interesse em realizar cursos. Essa indicação tem um peso enorme sobre a tomada de decisão do cliente em potencial.

Dicas para otimizar o seu Marketing de Defensores

  • Dê Feedback instantaneamente para o seu defensor em cada interação com a escola;
  • Tenha indicadores que mensurem o número de defensores que você possui e trabalhe para melhorá-los;
  • Sempre pense em termos de escalabilidade. Um contato influencia vários outros contatos. Estes, por sua vez, influenciam vários outros. Isso é escalabilidade. Pense em atingir milhares de pessoas sem ter que aumentar seus custos com marketing na mesma proporção;
  • Conheça bem o perfil dos seus defensores. Saiba quais tipos de pessoas mais se interessam por promover a sua marca e seus cursos;
  • Analise se a sua instituição de ensino possui uma identidade nas mídias sociais. Se sim, trabalhe para preservá-la, sendo sempre coerente. Senão, haja para criar uma identidade visual e comportamental nas mídias sociais.
  • Uma dica interessante é que uma pessoa se dedique a isso fulltime, se possível. O profissional ideal para conduzir a presença da sua instituição de ensino nas mídias sociais é o Analista de Mídias Sociais.

E aí, gostou de conhecer esse novo conceito de Marketing? Como você pensa em agir para conquistar defensores da sua escola e de seus cursos?

Eu sinceramente espero ter sido capaz de agregar valor a sua escola e aos seus processos de marketing. Deixe-nos o seu feedback no espaço de comentários abaixo.

Um abraço e continue nos acompanhando! 😊

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