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Diferenciais competitivos: o que são e como tirar o máximo proveito deles

A definição dada pelo SEBRAE para diferenciais competitivos é: são atributos que tornam a empresa única e superior aos seus principais concorrentes. Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos que a empresa proporciona à sua clientela e que a concorrência ainda não conseguiu oferecer.

O Professor Dr. Philip Kotler, especialista em marketing, acrescenta que a vantagem competitiva contribui de maneira significativa para os benefícios percebidos pelo cliente. No artigo de hoje daremos algumas dicas de como aproveitar ao máximo e/ou desenvolver melhor seus diferenciais competitivos. Vamos lá!

Sabe-se que toda empresa tem concorrentes. Garanto que você consegue pensar rapidamente em pelo menos três instituições de ensino que são seus maiores concorrentes. O que vai definir o “vencedor” entre vocês na hora de converter um interessado em aluno são esses diferenciais.

Somente há valor nos diferenciais competitivos de sua escola quando o mercado consumidor percebe estas vantagens. Então, tão importante quanto possuir estes diferenciais, é divulgá-los da forma adequada. Nesse momento é que entra sua equipe de marketing deve entrar com toda a força. Diferenciais que não são divulgados, tornam-se desconhecidos pelo seu mercado consumidor. Uma equipe de marketing atualizada e que conhece das principais ferramentas de divulgação e captação de alunos também pode ser considerada como um diferencial competitivo para sua escola. Para ler nossas dicas de marketing digital, clique aqui.

Seu diferencial precisa ser claro, sustentável e difícil de ser copiado. Preço, produto/serviço, qualidade, atendimento, infraestrutura, metodologia, localização, profissionais, dentre outros pontos, podem ser considerados diferenciais competitivos. Optar por um ou outro aspecto depende do posicionamento estratégico e dos recursos que sua escola profissionalizante tem disponíveis, frente a análise feita com a concorrência.

Enxergue primeiro

Uma maneira de superar os concorrentes diretos é ser o primeiro a enxergar a necessidade do mercado e satisfazê-la satisfatoriamente. Geralmente porque se trata de um problema ou demanda que não existia há pouco tempo. A empresa que tomar a dianteira terá a oportunidade de aumentar seu volume de vendas e conquistar uma boa base de clientes antes que os concorrentes cheguem para concorrer nesse segmento, e acredite, eles vão chegar, já que com tempo e dinheiro quase tudo é copiável. Depois disso, o ciclo deve continuar, ou seja, novas necessidades devem ser detectadas e atendidas de forma pioneira. É por isso que, estrategicamente falando, o foco deve ser sempre no cliente, em suas necessidades e planos, e não no produto que você oferece.

Ofereça algo de valor intangível

O valor intangível de um produto ou serviço é algo difícil de ser atingido e, caso obtido, é mais difícil ainda de ser superado pelo concorrente.

Principalmente quando tratamos de prestação de serviço, como é o caso das escolas, pode-se pensar em criar um ambiente distinto, que possua uma atmosfera de “encantamento”, estabelecida por um atendimento aconchegante e caloroso e professores e infraestrutura de ponta.

Diferencial competitivo com a melhoria de processos

Primeiro, vamos recapitular o que é um processo. Podemos defini-lo como uma sequência de atividades realizadas preferencialmente na mesma ordem, envolvendo uma troca de informações e dados e sendo conduzidos por uma pessoa ou grupo.

Em uma instituição de ensino, por exemplo, um dos processos é a venda, que possui três atividades: se inicia com o atendimento ao cliente, depois são feitos os acordos e assinatura do contrato e por fim são dadas as orientações iniciais para início do curso. Uma regra importante: cada atividade deve obrigatoriamente agregar valor ao produto ou serviço, caso contrário, deve ser eliminada do processo.

Os passos para realizar a melhoria de processos são: modelagem de processos, eliminar atividades que não agregam valor, reavaliar atividades que geram grandes riscos, padronização e uniformização de processos e automatizar processos (quando possível).

Se faz fundamental que a tecnologia seja usada para gerir os processos e algo que ajuda muito na implementação da melhoria de processos e sua manutenção é o uso de um software confiável, que ajude tanto gerentes quanto funcionários a compartilhar informações e ter a certeza de que os dados estão atualizados. A Metodologia ADVANCE disponibiliza gratuitamente para seus licenciados o Sistema Gerenciador de Alunos Plus – SGDA Plus. Clique aqui para saber mais.

Incentive a inovação e as mudanças

O processo de mudança transformou-se de um cenário onde a mudança era considerada eventual para um cenário onde ela é parte integrante da rotina e das funções empresariais. As empresas que almejam sobreviver e prosperar deverão ser capazes de efetuar algumas mudanças na sua estrutura e cultura organizacionais em função das pressões decorrentes da introdução de novas tecnologias e da posição de concorrentes.

Como disse Alvin Toffler, “no futuro a sociedade será extremamente dinâmica e mutável e as organizações que quiserem sobreviver terão que ser inovadoras, temporárias e antiburocráticas.”

As mudanças provocam incertezas e por esse motivo as pessoas desenvolvem certa resistência frente a elas, principalmente, pelo temor da perda de poder ligada ao cargo ocupado e também pelas questões relacionadas ao indivíduo, como a requisição de novas competências e habilidades para o trabalho e, até mesmo, o modo de encarar o seu trabalho (LIMA; BRESSAN, 2003; BRESSAN, 2004).

Portanto, saber lidar com as mudanças que se fazem necessárias de maneira efetiva é também um grande diferencial competitivo. É papel dos gestores instigar seus colaboradores a introduzirem novas ideias e se adaptarem às mudanças e se prepararem para elas.

Poderíamos listar muitas outras dicas para desenvolvimento e maior aproveitamento de diferenciais competitivos, mas por enquanto, ficaremos por aqui. Recapitulando: Enxergue primeiro, ofereça algo de valor intangível, melhore seus processos e incentive a inovação e a mudança.

O que achou das dicas de hoje? Elas lhe agregaram um conhecimento válido?

Gostaríamos de ter o seu feedback! Deixe-nos seu comentário no espaço abaixo. E claro, continue acompanhando o blog. 😊

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