Informativos Marketing Educacional

A grande importância em fortalecer a marca da sua instituição de ensino

0
O conceito de branding, ou brand management, (em português, gestão de marcas) baseia-se em agregar valor a uma marca por meio da construção e da consolidação de sua identidade, de forma a refletir a cultura e os valores da organização, propiciando e ampliando o seu reconhecimento pelo público.

A gestão de uma marca considera vários elementos, como seu nome, imagens, ideias e valores a ela associados, slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual de representação e faz uso de um conjunto de técnicas e práticas.

Falando especificamente de instituições de ensino, a identidade visual apresenta papel decisivo na obtenção de confiança pela comunidade. Essa identidade visual reúne seus valores, história e cultura e os atribui a diferentes elementos para desenvolver a imagem e reputação da organização. Ela deve ser sólida, coerente e organizada; consequentemente será um excelente cartão de visitas, contribuindo para desenvolver o engajamento dos funcionários, alunos, pais e professores.

Entenda porque uma marca forte é importante para o crescimento da sua instituição de ensino e como é possível alcançá-la:

Motivação

Motivação nada mais é que um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. No caso da escola, esse impulso pode ser gerado a partir do sentimento de orgulho e satisfação despertado nas pessoas que frequentam, trabalham e estudam na instituição. Isso é alcançado quando a marca atua para expor a ética da organização, seus valores e sua história, tendo coerência entre o que diz e pratica.

Percepção imediata, intuitiva e positiva

A forma como a instituição de ensino é visualizadapercebida – pela sociedade é o que chamados de identidade visual. Deve-se ter um material visual organizado, que siga uma linha única e bem definida, e que seja bem apresentado, para desenvolver familiaridade com a marca. É mais ou menos como um reconhecimento intuitivo e imediato.

Quando um simples símbolo ou uma combinação de cores e traços já remetem a lembrança do indivíduo a sua instituição, podemos dizer que você está no caminho certo. Por exemplo: Quando você vê um urso tomando um refrigerante de rótulo vermelho, qual marca vem imediatamente a sua cabeça? Coca-Cola, certo?

A memória da instituição

É comum que estudantes levem consigo símbolos de suas escolas para o resto da vida, seja através de um uniforme guardado, fotos de amigos e professores em eventos, uma caneta personalizada etc. A identidade visual da escola é, assim, associada às lembranças dos tempos escolares e motivo de orgulho. O desenvolvimento deste tipo de memória é fundamental à reputação da instituição, sendo a maior contribuição para a conquista de confiança nos seus serviços.

O que fazer para desenvolver a sua marca? Avaliar a instituição

Como já dizia o aforismo grego, “conhece-te a ti mesmo”. Ele também vale para pessoas jurídicas. Saber “quem é você”, ou seja, quem é a sua instituição aos olhos do público é o passo fundamental para a criação de qualquer marca. Como já citado, a identidade visual de uma instituição deve funcionar como reflexo de sua missão, visão e valores, da sua cultura e história. Assim, é essencial ser minucioso na atribuição de significação e às práticas que a circundam para representá-la de forma legítima.

Desenvolver uma estratégia de design

O design é fundamental para a criação e fortalecimento de uma marca, produzindo o material gráfico que estará presente no cotidiano da comunidade escolar. Assim, muito além da escolha da sua cor favorita, o desenvolvimento deste material deve levar em consideração a forma como a escola deseja descrever sua cultura, seu humor, sua energia. Estabelecendo uma comparação mais palpável, escolher o design é como escolher sua roupa: ela define seu humor, sua cultura, seus gostos, princípios, visão de mundo etc. Uma estratégia de design coerente e consistente permite à escola transmitir com clareza a mensagem desejada, bem como tornar-se reconhecida pelo público.

Divulgar

A identidade visual de uma instituição está presente em diversos elementos do seu cotidiano: apostilas, uniformes, adesivos, fachada do prédio, pôsteres, publicações, panfletos de vendas, documentos etc. Estes materiais atuam por si só como uma ótima forma de divulgação de sua marca. Porém, o desenvolvimento da tecnologia e de inúmeras outras formas de comunicação e interação exigem que haja investimento em outras formas de divulgação.

Sendo assim, a presença na internet e nas redes é indispensável para o fortalecimento de uma marca. Sua identidade visual deve constar, portanto, em uma página da web atualizada regularmente.

Você pode ter um blog linkado a este site, como este que blog da Advance que você acompanha. A vantagem do Blog é a linguagem mais próxima e pessoal com o leitor, proporcionando o sentimento de maior intimidade e confiança. Também foque nas redes sociais e até mesmo em aplicativos de comunicação escolar. Por fazerem parte do cotidiano das pessoas, essas ferramentas são uma ótima forma de exteriorizar e fortalecer a confiança na instituição.

Agora eu pergunto a você: Como vem a marca da sua instituição de ensino tem sido gerenciada? Procure usar das dicas dadas para otimizar essa prática na sua escola.

Compartilhe as suas experiências nos comentários e continue nos acompanhando! 😊

 

Comentários

comentários

As 6 objeções mais frequentes na hora de fechar matrículas e como superá-las
Conheça os tipos de tráfego na Internet
Leia também