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Marketing Educacional

Marketing digital e suas ferramentas para captação de alunos

Pode-se definir Marketing Digital, de forma simplificada, como o bom e velho marketing agora trabalhado por meio das ferramentas digitais. Pense da seguinte forma: com o surgimento de novas mídias para o marketing, ou seja, novas ferramentas, é possível utilizá-las para alcançar novos resultados, mais eficazes e eficientes!

O marketing digital deve ser tratado como uma extensão do próprio marketing. Entretanto, ao contrário do que muitos imaginam, o marketing digital não se trata apenas de criar páginas na internet ou contas em redes sociais informando as atividades desenvolvidas pela instituição de ensino. Ele é o conjunto de ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis) a fim de conquistar e fidelizar clientes e elevar a participação da empresa no mercado.

Trabalhar ou não com marketing digital em escolas hoje não é uma opção, mas uma necessidade e, muitas vezes, é o que define a permanência da instituição no mercado de trabalho, ainda mais em tempos de crise e instabilidade econômica. A influência da internet no nosso cotidiano se tornou tão grande e determinante que uma empresa fora da rede praticamente “não existe”!

Portanto, para posicionar-se online de forma a gerar oportunidades para captação de alunos, além da consolidação do nome e da credibilidade da escola, fazendo com que ela se torne referência no segmento, são necessárias ações concretas e uma estratégia de marketing de internet bem definida, onde possa ser mensurado o ROI (retorno por investimento), sempre trabalhado de maneira a obter resultados cada vez mais expressivos.

As ferramentas de marketing digital mais conhecidas e que você deve considerar usá-las em sua instituição são:

Google

Como obviamente você sabe (e talvez tenha sido por meio dele que você chegou a essa postagem), o Google é a principal página de buscas na internet. Saber posicionar-se corretamente no Google é uma forma de garantir que milhões de pessoas vejam você. Para alcançar isso existem duas estratégias muito usadas – os blogs e sites, e as campanhas no Google Adwords (serviço de anúncios do próprio Google), que veremos a seguir.

Blogs, sites e o Google Adwords

Os sites proporcionam seu posicionamento na internet. Com o site você pode mostrar todas as vantagens de sua escola. Pode falar sobre a proposta pedagógica, a tecnologia, o rendimento de seus alunos, a infraestrutura, atividades extracurriculares, tudo que torne sua escola atraente e diferenciada perante as demais.

Com o blog, além de detalhar o dia a dia da escola você pode tratar de temas educacionais, mostrando sua expertise no assunto e tornando sua escola uma referência, aumentando sua confiabilidade e respeitabilidade aos olhos dos pais e dos alunos em potencial.

Os anúncios do Google Adwords, além de posicionarem o anúncio da empresa sempre nos locais mais visíveis na página de buscas, estão em milhares de sites na internet, dando chance ao usuário de ter um alcance incrível. E a grande jogada é que os anúncios Google são segmentados por palavras-chave, localização e direcionados ao público-alvo, o que garante que a chance de um potencial cliente visualizar seu anúncio é muito maior. Em outras palavras, ele fornece alto alcance e alta eficácia, já que o algoritmo do Google seleciona seus clientes em potencial baseado em seus comportamentos na internet e direciona os anúncios a eles.

Redes Sociais

Excelente canal de informação e interação com o público – além de um meio de publicidade incrível – as postagens feitas em redes sociais podem ser visualizadas e compartilhadas por milhares de pessoas em minutos. Assim, é interessante uma conexão entre a página da rede social e o blog ou site – um contribui na divulgação do outro.

Porém, cada uma rede social tem público diferente que reage diferente.

Qual rede social usar? Atualmente existem várias, mas sem dúvida uma rede social que não pode ser negligenciada é o Facebook. E para atingir uma boa audiência é interessante o investimento em Facebook Ads, ou seja, as campanhas internas de publicidade do próprio Facebook. Facebook Ads tem o funcionamento semelhante às campanhas de publicidade do Google, com a diferença que são veiculadas apenas dentro da própria rede social.

Se você quiser saber mais sobre os retornos obtidos com investimento em marketing nas diferentes redes sociais e como o público reage em cada uma delas, neste link constam infográficos interessantíssimos sobre o ROI nas redes sociais.

Email Marketing

Infelizmente esse método vem sendo subestimado pelas instituições de ensino, apesar de continuar sendo uma forte fonte de publicidade. É importante se dedicar a construir uma lista de e-mails. Com a captação dos destinatários dentro do próprio blog da escola, as pessoas que darão seus endereços de e-mail serão pessoas realmente interessadas no seu negócio e no que você tem a dizer. Então no e-mail você pode ser mais persuasivo e mais direto, mas também enviando informação de qualidade, para que as pessoas sintam que é vantajoso continuar recebendo seus e-mails.

Automação de Marketing

Se trata de automatizar todos os processos acima – ou a maioria deles. Seria basicamente preparar o cliente para a realização da matrícula de forma quase automática, guiando-o por meio do processo de tomada de decisão.

Nesse contexto o conteúdo é extremamente importante, pois para atingir esse resultado, é necessário um conteúdo diferenciado para cada fase do processo de decisão de compra em que o cliente se encontra, trazendo o cliente já totalmente informado sobre o produto, deixando para o pessoal de vendas apenas o trabalho de preparar o contrato.

A área de marketing digital é interessantíssima, não é mesmo? Nossa intenção foi apenas dá-lo uma visão geral sobre essa importante ferramenta. Sugerimos que para a realização correta e eficiente você contrate uma pessoa ou empresa especializada. Lembre-se que marketing não é gasto, mas sim investimento!

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