Warning: exec() has been disabled for security reasons in /home/storage/8/6a/a1/cursosinterativos1/public_html/blogmetodologia/wp-content/plugins/wp-video-posts/classes/wpvp-helper-class.php on line 31
Blog CURSOS INTERATIVOS Metodologia ADVANCE | Ensino interativo
Dia a Dia Informativos

A importância dos cursos profissionalizantes

A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Segundo um artigo do Ministério da Educação, em 2015 foram realizadas 1,3 milhão de matrículas no ensino técnico e profissionalizante no Brasil apenas pelo Pronatec. O artigo ainda menciona o grande investimento que o governo tem feito nesse tipo de formação. Tudo isso aponta para um segmento da educação que vem crescendo muito nos últimos anos: o curso profissionalizante.

Entretanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao objetivo desse tipo de ensino e sua contribuição no mercado de trabalho. Este artigo vai esclarecer essas questões e mostrar a importância desse segmento na educação do povo brasileiro. Veja só!

O CONCEITO DE UM CURSO PROFISSIONALIZANTE

Os métodos educacionais de um curso profissionalizante apresentam conteúdos específicos de acordo com o perfil profissional de diferentes áreas de trabalho. Por não serem cursos muito longos, permitem a inserção rápida dos alunos no mercado. Além disso, algumas empresas incentivam seus colaboradores a ingressar em um curso profissionalizante para aprimorar suas qualificações na área em que trabalham. O aluno de um curso profissionalizante deve estar preparado para lidar com a realidade de uma sociedade desenvolvida tecnologicamente, portanto, as inovações tecnológicas devem fazer parte de sua formação.

Os principais objetivos de um curso profissionalizantes são:

Ser de curta duração para proporcionar uma rápida inserção no mercado de trabalho;
Focar na parte prática da profissão;
Ser acessível financeiramente a grande maioria das pessoas;
Aproximar o aluno da profissão escolhida;
Possuir poucos pré-requisitos para os alunos;
Possuir um público de diferentes idades e níveis de conhecimento prévio;
Possuir horários de aula flexíveis para atender a maioria das pessoas;
Conceder um diferencial ao indivíduo na hora de disputar uma vaga de emprego;
Servir como um reforço ou reciclagem de aprendizado para quem já atua na profissão.

A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS LIVRES PARA A SOCIEDADE

Esse segmento da educação amplia e democratiza o acesso de pessoas (jovens, adultos e idosos) à educação, que não conseguiriam se especializar por diversos motivos, sejam pessoais ou sociais, formando assim cidadãos produtivos para o país. Concluímos então que a educação profissionalizante é um dos principais meios para a realização do que chamamos de inclusão social, que é a inserção dos indivíduos menos favorecidos no contexto social.

Ricardo Sennes, coordenador do Grupo de Análise Internacional da USP, no segundo congresso do Movimento Todos pela Educação ressaltou que grandes economias, como a Alemanha e a França, têm os cursos livres profissionalizantes em seus modelos de educação, sendo de extrema importância para o desenvolvimento destes países. Esse é mais um bom exemplo de como o curso profissionalizante na educação faz a diferença na sociedade.

A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE PARA O MERCADO DE TRABALHO

Sabe-se que no atual cenário econômico brasileiro, as oportunidades de trabalho tiveram uma considerável queda, porém, o mercado de trabalho continua absorvendo mão de obra qualificada para assumir muitos postos de trabalho.

Apesar de muitos profissionais possuírem um diploma de nível superior (e isso é excelente), infelizmente, alguns não conseguem exercer o ofício, pois o número de vagas para graduados não consegue acompanhar a demanda de novos trabalhadores que tentam ingressar no mundo empresarial. Então, pode-se concluir que já há algum tempo, possuir uma formação não é mais sinônimo de emprego garantido. Por isso, possuir diferentes formações e qualidades é imprescindível para quem deseja se manter ativo no dinâmico mercado de trabalho atual.

Segundo uma pesquisa feita no mercado de trabalho pela Fundação Getúlio Vargas chamada “A Educação Profissional e Você no Mercado de Trabalho”, 62,58% dos alunos que cursaram o ensino profissionalizante conseguiram um emprego na área que em estudaram. Essa pesquisa ainda citou que 65,61% dos estudantes de cursos livres disseram ter aprendido o conteúdo necessário para ter um bom desempenho no emprego. A pesquisa mencionada acima trata de assuntos importantes para os gestores e administradores de instituições de ensino profissionalizante, se você se interessou acesse esse link para ler na íntegra.

A educação sempre será o maior meio de transformar vidas e proporcionar avanço para nossa sociedade, e o curso profissionalizante se integra a esse setor tão fundamental para todos.

Você concorda? Então compartilhe a sua opinião e as suas experiências nos comentários e continue nos acompanhando! 😊

Comentários

comentários

3 Práticas para Alavancar Suas Campanhas no Facebook Ads
As 6 objeções mais frequentes na hora de fechar matrículas e como superá-las
Leia também