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3 Práticas para Alavancar Suas Campanhas no Facebook Ads

Hoje em dia, utilizar o Facebook Ads, para muitas empresas, deixou de ser apenas um mecanismo de marketing opcional, para se tornar um item obrigatório se o objetivo é manter-se no mercado como uma empresa que se diferencia dos concorrentes e que cresce anualmente.

Notamos nas empresas que utilizam ferramentas de marketing digital, que está cada vez mais caro comprar tráfego e, ao mesmo tempo, está mais difícil conseguir tráfego orgânico por meio dos mecanismos de buscas (Google, Bing, Yahoo etc.).

Por conta disso, podemos dizer que é preciso aprender como potencializar as campanhas, tornando-as mais eficientes. Do contrário, você irá gastar mais para vender menos. E para conseguir isso, é necessário saber quais práticas adotar.

É por isso que hoje eu irei ensinar três práticas para você alavancar, de fato, suas campanhas no Facebook Ads.

Aqui então eu irei considerar que sua organização já faz uso do Facebook Ads em suas campanhas (ou que pelo menos está disposta a começar a utilizá-lo) e que já pratica marketing digital usando dos conceitos de Inbound marketing e gestão de funil de vendas, tudo bem? Então vamos lá!

O conteúdo abaixo vai ajudá-lo a:

  • Colocar sua oferta diante de pessoas que são mais parecidas com seus melhores clientes (perfil);
  • Promover seu produto melhor do que os outros concorrentes;
  • Posicionar seu conteúdo nos melhores lugares (mídias sociais e pesquisas) para impactar diretamente seu público.

Planeje sua Linha Editorial

Entenda a linha editorial do seu conteúdo como um escopo que define o “leque de assuntos” que irá tratar, quais as limitações desses assuntos, até onde se aprofundar, qual linguagem utilizar (em cada meio de comunicação), qual será a ligação entre um conteúdo e outro que você irá adotar etc.

De fato, esse processo demanda uma grande atenção e um planejamento bem definido.

Procure produzir conteúdo sobre aquilo que o seu público quer consumir. Conteúdos que tratem sobre problemas e/ou necessidades das pessoas.

Mas você pode estar se perguntando: Como saber o que cativa o meu público? Como realmente fornecer o que eles precisam?

Bem, existem diversas formas para isso. Você pode:

  • Realizar uma pesquisa por meio de um questionário com o seu público. Você pode, inclusive, inserir essa pesquisa em uma chamada para a ação no final dos seus conteúdos (não é necessário que seja em todos).
  • Votação para escolha de conteúdo. Porque não pedir que a sua audiência escolha os conteúdos que você irá desenvolver? Você pode abrir um espaço semanal ou mensal em que irá criar um vídeo, por exemplo, que trate do assunto mais votado pelo seu público em uma enquete.
  • Analisar métricas: Pesquisar quais são as palavras-chave relacionadas aos seus produtos que são mais buscadas, pelos assuntos do momento (modas, memes, músicas “chiclete” etc.), quais são os interesses que as pessoas expressam na internet. Você não precisa necessariamente pagar para isso, pois existem ferramentas de marketing digital gratuitas que dão essa informação, como o Google Trends, Google Suggest, Planejador de palavras-chave do Adwords, Youtube Analytics, Google Analytics entre outros.

Desenvolva mais conteúdos


Para começar, é importante diferenciar a ideia de criar mais conteúdos da ideia de pagar mais para ter um tráfego maior. É importante entender que é possível desenvolver mais conteúdo e, assim, aumentar consideravelmente o seu tráfego sem precisar pagar nada a mais em publicidade por isso. É justamente isso que vai te permitir escalonar suas campanhas.

Veja só! Em vez de promover um único vídeo e gastar uma quantia considerável para promovê-lo, opte por dividir esse investimento e gerar vários conteúdos (vídeos, publicações, etc.).

As pessoas gostam de novidade, sendo assim, é mais eficiente que se desenvolva vários conteúdos diferentes do que insistir em um único conteúdo sob uma frequência alta.
Desse modo os seus prospects terão mais conteúdo para serem nutridos além de te permitir gerar novos Leads.

Também é válido realizar a reciclagem de conteúdo, que nada mais é do que pegar um conteúdo, que tem um assunto específico, e criar um novo conteúdo exatamente sobre esse mesmo assunto, só que em uma plataforma diferente. Por exemplo, gerar uma postagem para o blog baseada em um vídeo que você já divulgou, ou criar um webinar sobre algum artigo que criou etc. Essa variação é atestada por grandes empresas do mundo todo.


Imagens de exemplo. À esquerda, o vídeo sobre o artigo e à direita o conteúdo publicado em nosso blog. Usamos diferentes meios para atingir nossa audiência.

Promova seu conteúdo de maneira mais inteligente

Dentro dos artigos que publicar, insira sempre chamadas de ação no final do conteúdo, que levarão ao maior engajamento das pessoas. Quando a pessoa clica, poderá ser direcionada para a página de vendas ou até para outro artigo de conteúdo relacionado ou outro material, para que só depois haja uma chamada para vendas. Isso dependerá de sua estratégia.

Sendo assim, podemos concluir que é importante não focar a verba publicitária para a página de vendas, mas aplicá-la também nos mecanismos que levarão as pessoas para o conteúdo, para que depois elas decidam realizar a compra.

Muito bem! Seguindo essas práticas que listei acima você conseguirá elevar o seu nível de tráfego para outro patamar. Você não irá notar simplesmente um acréscimo no número de visitas, mas também uma melhoria na qualidade dessas visitas.

Atingindo um nível superior de engajamento e amadurecimento do relacionamento com o público, ele ficará mais tempo exposto aos seus produtos, podendo manifestar interesses, tirar dúvidas, enviar mensagens; e a partir daí estará pronto para receber uma oferta sua, diminuindo drasticamente seu indicador de rejeição.

O que achou das dicas de hoje? Tem alguma sugestão para acrescentar ou ficou com alguma dúvida?

Deixe-nos seu comentário no espaço abaixo! O seu feedback é muito importante.
Continue nos acompanhando! 😊

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