Warning: exec() has been disabled for security reasons in /home/storage/8/6a/a1/cursosinterativos1/public_html/blogmetodologia/wp-content/plugins/wp-video-posts/classes/wpvp-helper-class.php on line 31
Blog CURSOS INTERATIVOS Metodologia ADVANCE | Ensino interativo
Dia a Dia Informativos

Dicas valiosas para você aproveitar ao máximo o seu curso profissionalizante

Na postagem de hoje listarei algumas dicas valiosas para você potencializar o aprendizado que irá obter durante seu curso profissionalizante. Mas antes é preciso que você tenha em mente a importância dessa categoria de curso e como ela contribui para o seu desenvolvimento como profissional.

A modalidade de ensino que chamamos de cursos profissionalizantes é uma modalidade de curta/média duração com o objetivo principal de proporcionar ao aluno um conhecimento específico sobre uma determinada área de atuação.

Ela pode incluir cursos voltados para a informática e domínio do computador no ambiente de escritório, pode também focar em técnicas de atendimento ao cliente em lojas, desenvolvimento de habilidades interpessoais e de comunicação, e até mesmo o estudo de uma outra língua, entre outros.

Essa modalidade tem como objetivo dar mais atenção e enfoque às atividades que serão desenvolvidas no dia a dia da carreira profissional escolhida. O custo bem mais baixo, se comparado ao de cursos técnicos e superiores, também é um atrativo.

Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas mostrou que pessoas que fizeram algum tipo de curso profissionalizante têm chances 38% maiores de conseguir um emprego formal de carteira assinada e o salário pode chegar a ser 13% maior.

O diretor geral do SENAI, Rafael Lucchesi, comentou sobre a pesquisa em entrevista ao Portal da Indústria, dizendo que “Seguramente, a educação profissional é o caminho mais rápido para a inserção dos jovens no mercado de trabalho e para a recolocação dos trabalhadores que ficam desempregados. Os resultados da pesquisa apontam que a população brasileira tem clareza da importância desse tipo de formação e tem o desejo de se qualificar para o mercado de trabalho”.

Se engana quem pensa que o curso profissionalizante é específico para uma faixa etária ou tipo de público.

Um jovem que concluiu seu ensino superior pode desejar se especializar mais em alguma atividade específica da sua área de atuação. Um engenheiro civil, por exemplo, pode buscar cursos de AutoCAD 3D para aprimorar suas habilidades em projetos.

Outro exemplo: Imagino que você já tenha ouvido algum amigo dizer que “precisa se reciclar”. Bem, esse ato de se reciclar pode justamente levar o indivíduo a buscar por um curso de informática, que conta com a versão atualizada dos programas de escritório, para que ele se atualize dos novos recursos e ferramentas que surgiram ao longo dos anos.

Um público que vem buscando cada vez mais cursos profissionalizantes, especialmente na área de informática e tecnologia, é o dos idosos. Isso porque nos últimos anos a internet definitivamente chegou até eles! Seja por meio dos grupos de família do WhatsApp, pela aderência às redes sociais, pelos seriados que gostariam de assistir, ou até para manterem suas posições dentro do ambiente corporativo, a necessidade de aprender informática chegou de vez à terceira idade.

Sem contar, é claro, na facilidade que os cursos profissionalizantes proporcionam para o adolescente que busca pelo seu primeiro emprego, não é mesmo? Muitos pais se preocupam em inserir o filho desde cedo em um curso de informática ou de idiomas para já despertar o seu interesse nessas áreas; uma estratégia inteligente e que todos os pais deveriam seguir.

Bem, eu poderia dar mais dezenas de exemplos para te convencer da importância dos cursos profissionalizantes. Mas agora, vamos às dicas de como usufruir melhor de tudo que o seu curso profissionalizante tem a lhe oferecer. Vem comigo!

1. Administre corretamente o tempo

Tenha em mente que ao começar um curso, ele deverá ser tratado como um novo compromisso, que será acrescentado em sua rotina semanal. Planeje com antecedência o tempo que irá dedicar para o estudo durante a semana.

Considere no planejamento o tempo de ir e voltar da escola, o tempo de aula em si e também os períodos de tempo que precisará ter disponíveis para realizar as tarefas e exercícios que ficarão como estudo para casa. Além disso, tempos extras devem ser considerados, como o tempo para tirar dúvidas, fazer pagamentos, participar de reuniões etc. Portanto, não pense que o tempo necessário se resume apenas ao tempo de duração da aula.

Uma conta interessante é acrescentar uma hora de estudo em casa para cada duas horas de estudos na escola profissionalizante. Essa hora de estudo em casa servirá para concluir atividades não terminadas em sala e também para reforçar o que aprendeu, relendo e/ou refazendo exercícios propostos da apostila.

A vantagem do curso livre oferecido pela Metodologia ADVANCE está justamente aí: você escolhe o melhor horário da semana para fazer a aula e ainda a carga horária semanal que encaixar melhor na sua rotina.

2. Aprenda a aprender

O que quero dizer com “Aprenda a aprender”? Bem… Cada pessoa possui um jeito próprio de estudar e de assimilar novos conhecimentos. Enquanto alguns aprendem melhor apenas lendo a matéria, outros preferem fazer resumos, ou então, existem aqueles que só aprendem na prática, colocando a mão na massa.

Infelizmente, são poucas as pessoas que realmente descobrem qual método de estudo é mais eficaz para o seu jeito de aprender. Por isso, procure saber qual é a forma que melhor te permite assimilar novos conhecimentos.

Pensando nisso, a Metodologia ADVANCE procura atuar com três estratégias para que os seus alunos (com todas as suas diferentes características) assimilem melhor o conteúdo: Intensidade, Repetição Espaçada e Variação.

  1. Primeiro, buscamos atingir uma alta intensidade de estudo.
  2. Dizemos alta intensidade porque, primeiro, o aluno estuda o tópico no ambiente simulado, depois, volta a vê-lo com uma abordagem diferente na apostila e depois, ainda, tem os exercícios de revisão. Com isso, o conteúdo ensinado é cobrado com uma alta intensidade durante a aula, auxiliando muito na memorização.

  3. Depois, o objetivo é atingir uma repetição espaçada.
  4. Isso porque o assunto volta a ser cobrado depois de um tempo, forçando o aluno a relembrar do que estudou. Como o aluno volta a exigir daquele conhecimento depois de um período mais espaçado de tempo, o cérebro entende que se trata de um assunto importante e que deve ser guardado na memória de longo prazo.

  5. Por fim, adotamos a Variação.
  6. Objetivamos alternar bastante entre explicação teórica com textos, áudios, exercícios práticos no simulador, e depois, leitura teórica da apostila e exercícios práticos com a apostila. Esse dinamismo de ferramentas e recursos faz com que o mesmo assunto seja abordado de formas variadas, otimizando a sedimentação do novo conhecimento.

3. Com o que aprendeu, desenvolva trabalhos que lhe interessam

Esse não é um conceito novo. Muito já se fala sobre “trabalhar com o que se gosta”, ou “estudar aquilo que lhe dá prazer”, certo? Provavelmente você já deve ter ouvido isso alguma vez em algum lugar.

Pois bem… Então eu volto a reforçar essa ideia.

Um exemplo para entender melhor: Suponha que você está estudando Excel. Eu e você sabemos da importância do Excel para o dia a dia de qualquer profissional, não é mesmo? Mas, nem todos vão gostar de usá-lo para criar uma Tabela de Vendas Anuais de Tratores da Empresa ABC. Isso é muito chato para alguns (e pode parecer muito chato para você também).

Porém, você pode achar divertido criar uma tabela com cotações dos preços dos celulares que foram lançados no último ano, ou então, uma tabela de pincéis, lápis e tintas que precisa comprar para pintar um quadro novo. Nesse último caso, fica muito mais prazeroso estudar Excel e ainda a assimilação do conteúdo ocorre de forma muito mais eficaz.

Portanto, sempre que possível, peça ao seu monitor que lhe passe exercícios de fixação que são relacionados com os seus gostos pessoais.

4. Certifique-se de escolher uma escola de credibilidade

Por último e não menos importante: faça uma pesquisa aprofundada sobre as instituições que têm credibilidade no mercado. Não adianta conseguir um certificado de conclusão de curso de alguma instituição de ensino que tem a credibilidade duvidosa, pois assim, você só perderá tempo e dinheiro.

E nesse ponto, a Metodologia ADVANCE se destaca (e muito). Por ter mais de 25 anos de mercado e centenas de escolas parceiras, espalhadas pelo Brasil e no exterior, possuímos qualidade e credibilidade comprovados pelos nossos alunos e por quem os contrata no mercado de trabalho.

E aí, o que achou das dicas de hoje? Procure aplicá-las imediatamente! Espero que você tenha gostado.

Me esqueci de algo que você considera importante? Por favor, diga-me no espaço de comentários abaixo. Conto com o seu feedback!

Continue acompanhando o blog! 😊

Comentários

comentários

Campanha “DECLARE SUA INDEPENDÊNCIA”
Sabe o que é ROI e sua importância na gestão de marketing da escola?
Leia também