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Porque o Instagram Direct ainda é uma ferramenta tão subestimada no Marketing Digital?

Você já se perguntou porque o Instagram Direct Messages (mensagens diretas) ainda é uma ferramenta de marketing digital tão sub utilizada?

As Mensagens Diretas do Instagram, ou popularmente conhecidas apenas como “Direct”, permitem que você envie mensagens privadas, fotos e vídeos para qualquer usuário no Instagram. O Direct permite a criação de grupos de até 15 pessoas e também registra as interações que são feitas entre o perfil de sua empresa e seus seguidores nos Stories, abrindo mais um caminho para o diálogo.

É um dos recursos mais populares do Instagram. Ele existe há bastante tempo, mas a maioria ainda não sabe como utilizá-lo de maneira eficiente no marketing.

Então, o objetivo da postagem de hoje é justamente explicar de maneira simples como usar o Instagram Direct para gerar uma melhoria significativa na sua prática de marketing. Confira as dicas.

Você pode usar as mensagens diretas do Instagram:

1. Proporcionar um melhor atendimento ao cliente

No Instagram, ao rolar a tela e se deparar com milhares de coisinhas fofas e engraçadas, você vai se deparar também com muitas marcas que estarão usando o Instagram em seus negócios.

O Instagram é mais um meio eficiente para o cliente buscar seus produtos e solicitarem assistência.

Por meio do Instagram Direct você pode agradecer um aluno por escolher pela sua escola para fazer um curso – o que vai fazer com que ele se sinta especial – e também responder perguntas sobre seus cursos.

Lembre-se que você está se relacionando com pessoas, que sentem necessidade de se sentirem especiais, de receberem um tratamento diferenciado e serem valorizadas, e quanto você utiliza o Direct do perfil de sua instituição para falar diretamente com as pessoas, você supre essas necessidades.

São esses “pequenos” detalhes que fazem toda a diferença.

2. Responder aos Stories

As histórias do Instagram são usadas frequentemente com a intenção de compartilhar o que está acontecendo nos “bastidores” da sua escola, e uma das maneiras mais rápidas de construir um relacionamento com seus prospects é deixá-los saber que você se importa com ele e percebe o que está fazendo, ou seja, o nota virtualmente.

Se seu seguidor tenha reagido a um Stories que você postou, saiba que há aí uma enorme oportunidade de prospectar esse seguidor e desenvolver um relacionamento.

Há ainda a situação em que o perfil de sua escola reage aos Stories de seus seguidores, mostrando a eles que sua instituição se interessa pelo trabalho que ele desenvolve ou compartilha dos mesmos gostos e hobbies.

Responder a uma história (Stories) com mensagens diretas do Instagram é uma das maneiras mais rápidas e fáceis de começar e/ou fortalecer uma conexão com seu cliente.

3. Conquiste e preserve os ‘defensores’ de sua marca

Como eu já falei bastante nessa postagem aqui, os ‘defensores da marca’ (em inglês, brand advocates) são pessoas comuns, clientes que, naturalmente, tendem a apoiar a sua escola e seus cursos e indicá-la publicamente, seja para amigos ou familiares.

Esse defensor ajuda a disseminar seus cursos por meio de compartilhamentos e comentários nas redes sociais por ter apreço pela sua marca devido à boa experiência que teve em sua escola, com seus cursos ou com sua presença na internet.

4. Uma maneira diferente de oferecer descontos especiais

Você pode, por exemplo, elaborar uma oferta incrível, apenas por um tempo limitado e optar por que apenas seus usuários mais engajados tirassem proveito disso.

Nesse caso, você poderia postar um Stories com imagem com vários códigos de cupom surpresa e, para todos que comentassem, você enviaria um Direct com o código promocional premiado.

Assim, seus seguidores mais engajados iriam até sua escola para trocar o código promocional e usufruir do desconto.

5. Criação de grupos

O Instagram Direct Message também a criação e a troca de mensagens em grupos, algo parecido como acontece no WhatsApp. Esse pode ser um meio para enviar conteúdo em massa. Porém, um ponto negativo é que a aplicação possui um limite máximo de 15 participantes.

Para contornar isso, você pode criar diversos grupos para informar aos seus seguidores sobre as principais novidades em cursos e na sua metodologia. Mas fuja da ideia de utilizar o recurso como uma plataforma de anúncios.

E sempre pergunte antes aos seus seguidores se eles desejam participar do grupo, em vez de simplesmente começar a enviar mensagens (pois isso pode fazer com que eles deixem de seguir sua marca).

Como gerir o marketing no Instagram?

Em um primeiro momento, essa gestão pode parecer difícil e de que irá precisar de mais pessoas (mais custos) para isso.

Porém, se engana quem pensa que para isso é preciso aumentar os custos com marketing na mesma proporção, uma vez que existem ferramentas baratas que otimizam as operações de gestão, tanto para a troca de mensagens diretas (mensagens automáticas) quanto para aumentar seu número de seguidores e criar relatórios e dashboards.

Existem várias ferramentas de automação voltadas para o marketing no Instagram, como o Gerenciagram ou Bume, que permitem agendar postagens, interagir com publicações dos seus seguidores e enviar Direct Messages automáticas.

A vantagem delas é que você ganha em escalabilidade, onde tem um custo baixo se comparado ao retorno obtido, não havendo a necessidade de contratar mais pessoas para ajudar nessa gestão.

Muito bem! Agora você já conhece uma das formas de melhorar os seus resultados em vendas com essa rede social que cresce dia após dia.

Encerramos por aqui a postagem de hoje. O que achou do conteúdo? Deixe-nos seu feedback no espaço de comentários abaixo.

Continue nos acompanhando! 😊

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