Do que se trata o SMS Marketing
Cada vez mais as pessoas utilizam celulares. Eles passaram a ser um adorno a ser levado para qualquer lugar. E o SMS Marketing acompanha esses novos tempos da comunicação digital.
Bem, todos nós sabemos que as pessoas mal utilizam SMS para se comunicar atualmente, por possuírem ferramentas e aplicativos no celular que permitem a elas uma melhor comunicação, mais rápida e eficaz. Mas essa ideia é diferente quando falamos de relacionamento entre empresa e cliente.
Usar SMSs como recurso de marketing significa que a mensagem de texto será escrita atenciosamente para comunicar uma oferta, promoção, comunicado etc., alcançando um grande grupo de pessoas muito rapidamente. Com ele, você tem certeza que a pessoa receberá a mensagem (ela não precisa ter 4G, WiFi etc., ou seja, basta apenas estar com o sinal da operadora ativado).
Além disso, o SMS marketing é uma das formas mais baratas de fazer ações de relacionamento com o público-alvo. Portanto, podemos dizer que ele é barato, direto e objetivo, permite elaboração prévia e cuidadosa, e traz retorno.
Dito isso, está na hora de você tentar retirar da cabeça que SMS é algo ultrapassado (só é ultrapassado se você quiser usar para conversar com a sua namorada, é claro).
Veja abaixo dicas de como vender, fidelizar e se relacionar usando SMS Marketing:
Cuidado com o efeito contrário
Todos sabemos como é desagradável receber SMS de pessoas ou empresas que não nos interessam. Além do mais, devido aos muitos golpes são feitos via telefone no país, todos ficam meio receosos com SMS promocionais etc. Isso se agrava ainda mais se o remetente for insistente.
Portanto, recomendamos que as mensagens sejam enviadas somente às pessoas que têm cadastro na escola, ou que forneceu o número em alguma ação de marketing etc. Por fim, sempre deixe claro e facilitado o meio da pessoa se descadastrar do banco de destinatários, de forma a deixar de receber os SMSs quando ela quiser.
Elabore um ótimo texto
Devido ao SMS permitir uma quantidade pequena de texto, é preciso ter a habilidade de ser persuasivo falando pouco. Nessa hora, saber sintetizar faz muita diferença. Envie uma mensagem breve, mas com um forte apelo para a ação. Você pode incluir um número de telefone, link de site ou endereço de e-mail para que o cliente entre em contato.
Caso seja licenciado, em sua dashboard online disponibilizamos um script modelo de SMS!
Comunique-se
O SMS deve ser encarado como mais um meio de diálogo entre você e seu público. Use-o para enviar lembretes úteis (lançamentos de novos produtos, vencimentos de boletos etc.), promoções, dicas, divulgações de eventos, datas comemorativas etc.
Personalize
Personalizar a mensagem, incluindo o primeiro nome do cliente, por exemplo, aumenta a chance de uma resposta. Porém, para esse tipo de prática, é necessário dispor de uma ferramenta de automação de SMS Marketing.
Mensure os resultados
Para checar o desempenho do SMS Marketing, além das ferramentas que uma própria empresa de automação de SMSs fornece, existem maneiras de você mesmo realizar essa medição e análise. Uma ideia para conseguir ver o número de interessados é usar de uma chamada de ação que contenha algum código promocional, como: “Promoção exclusiva. Para participar, informe o código JKVBC01 e ganhe 15% de desconto.”
O Sistema Gerenciados de Alunos da Metodologia ADVANCE, conhecido como SGDA Plus, conta com uma ferramenta de SMS Marketing que pode ajudá-lo a posicionar sua escola na frente da concorrência. Para saber mais, clique Saber mais!.
Para finalizar nossa dica, vou elencar uns dos principais sites que fornecem o serviço de SMS Marketing:
- LocaSMS
- EasySMS
- BrazilSMS
- SMSIdeal
- Zenvia
E aí, o que achou da dica de hoje? Tem alguma experiência no assunto? Compartilhe-a conosco. Espero que o post de hoje tenha agregado valor!
Continue nos acompanhando! 😊