Warning: exec() has been disabled for security reasons in /home/storage/8/6a/a1/cursosinterativos1/public_html/blogmetodologia/wp-content/plugins/wp-video-posts/classes/wpvp-helper-class.php on line 31
Blog CURSOS INTERATIVOS Metodologia ADVANCE | Ensino interativo
Informativos Marketing Educacional

Crie um link para o seu número no WhatsApp em suas ofertas de cursos nas redes sociais

Quando tratamos dos recursos de publicidade e propaganda, sabemos da importância dos links. Eles são extremamente úteis no compartilhamento e propagação de informações e hoje em dia temos links para qualquer coisa na internet. Provavelmente você e sua equipe já sabem como criar links para a página das suas promoções e ofertas de cursos no Facebook, Instagram, Twitter etc., mas, você sabia que também é possível criar um link para o seu WhatsApp?

Através da funcionalidade “Click to Chat” do WhatsApp você pode gerar um link que, quando clicado, levará a pessoa diretamente para uma conversa com o seu número. E esse recurso pode ter uma série de utilidades. Você pode inclusive criar o link com uma mensagem predeterminada, assim, a pessoa que clicar sobre ele já irá te enviar essa mensagem automaticamente, para que você já saiba como e porque essa pessoa está vindo falar com você.

Desta forma também o interessado não precisará adicionar um contato na lista de seu telefone com o seu número para poder falar com você via WhatsApp.

Veja um exemplo: se você estiver divulgando uma nova promoção do curso de Photoshop, pode colocar junto a publicação da internet um link para o seu número do WhatsApp. Nesse link, você também pode colocar uma mensagem predeterminada como “Olá, estou interessado na promoção do curso de Photoshop!”. Assim, o potencial comprador não terá nem o trabalho de digitar o motivo do contato.

O processo é bem simples. Siga os passos abaixo para criar seus links:

  1. Comece copiando e colando este link no local em que ele ficará exibido (na descrição de sua publicação, por exemplo): https://api.whatsapp.com/send?phone=seunumerodetelefone&text=sua%20mensagem%20aqui
  2. Substitua o trecho no link seunumerodetelefone pelo seu número, da seguinte maneira: XXYY000000000.
  3. Sendo que:

    XX é o código internacional do seu número. O código do Brasil é 55, então, se o seu celular for daqui, substitua XX por 55.

    YY é o DD. Se seu número for da região de Ribeirão Preto, por exemplo, substitua YY por 16 e assim por diante.

    000000000 é o número em si. Se ele for, por exemplo, 98144-2121, substitua o 000000000 por 981442121.

    Assim, se o seu número for brasileiro, da região de Ribeirão Preto, e for 98144-2121, você deverá substituir seunumerodetelefone por 5516981442121.

  4. Agora substitua o trecho no link sua%20mensagem%20aqui pela sua mensagem, da seguinte maneira:
  5. Como não é possível inserir espaços nos links, é necessário substituir todos eles pelo símbolo “%20″. Assim, se você quiser que a sua mensagem seja “Olá tenho interesse no curso”, você precisará substituir o trecho do link sua%20mensagem por Olá%20tenho%20interesse%20no%20curso.

    Muito bem! Então, por exemplo, se você for criar um link para o seu número com a mensagem predefinida “Olá tenho interesse no curso”, e o seu celular for brasileiro, da região de Ribeirão Preto, com o número 98144-2121, o seu link ficará assim: https://api.whatsapp.com/send?phone=5516981442121&text=Olá%20tenho%20interesse%20no%20curso

  6. Nesse momento você já pode copiar esse link e enviá-lo para qualquer pessoa, PORÉM, nós recomendamos que você não o use desse jeito nas suas publicações promocionais nas redes sociais, seja no Facebook, Instagram, ou qualquer outro meio. Por quê? Bem, porque esse link está “feio”! Ele é muito cumprido e pode assustar a audiência, além de deixar seu número e a mensagem predefinida expostos.
  7. Existe uma maneira de contornar essa situação, que é a seguinte:

    1. Acesse um site de encurtamento de links, como o bit.ly ou o ow.ly. Esses sites criam um link fictício mais curto e discreto para o seu link maior.
    2. Cole o seu link no campo correspondente e clique em “encurtar URL” ou “Shorten”.
    3. Você receberá uma versão “encurtada” do seu link. Agora sim basta copiar a versão curta do link e colar na sua publicação. Por exemplo, jogando o link https://api.whatsapp.com/send?phone=5516981442121&text=Olá%20tenho%20interesse%20no%20curso (que usamos de exemplo acima) no site bit.ly, recebemos o link http://bit.ly/2vPCy0I, que funciona da mesma maneira. Outra dica é remover o trecho “http://” do início link do encurtado; ele funcionará da mesma forma e ficará ainda mais discreto.

Pronto! Bem simples, não é mesmo? Agora você já sabe como usar mais essa ferramenta de comunicação. Tenho certeza que ela irá contribuir para o aumento da divulgação de promoções e novidades em seus cursos.

O que você achou da dica de hoje? Deixe-nos seu comentário abaixo e continue nos acompanhando! 😊

Comentários

comentários

Como precificar as mensalidades dos cursos de sua escola corretamente
A importância de uma certificação em cursos de informática e profissionalizantes na conquista de um espaço no mercado de trabalho
Leia também