ROI é um termo que vem da sigla em inglês para “Return On Investment”, que em português significa Retorno Sobre Investimento. Esse é um conceito amplo e muito utilizado em diferentes áreas. De forma simplificada, ROI é a relação entre o dinheiro ganho (ou perdido) com a realização de um investimento, e o próprio montante de dinheiro investido.
Em finanças existem três formulações possíveis de taxa de retorno, através do retorno efetivo, retorno exigido e retorno previsto.
No caso das instituições de ensino, podemos tratar especificamente do ROI na área de marketing.
Na publicidade online, o ROI é retorno do investimento despendido em campanhas de publicidade com o lucro gerado por conversões, como vendas ou leads.
A fórmula para o cálculo do ROI é:
(Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.
Deve-se ressaltar que é impossível obter uma medida exata, mas para a avaliar o ROI de uma campanha publicitária, por exemplo, subtrai-se a despesa com publicidade do valor de sua receita proveniente das vendas e divide-se o resultado pelo total dos custos com a campanha.
Existem divergências quanto a alocação dos custos com os próprios funcionários envolvidos nas ações de marketing, pois muito defendem que o custo com funcionário é contabilizado como custo da instituição e não da campanha em si. Em alguns casos, talvez essa seja apenas uma forma de sub mensurar o investimento de uma ação que já se imagina que não será grande coisa.
Vamos a um exemplo simplificado:
Suponha que após uma campanha de marketing uma empresa obteve uma receita de R$50.000,00 em vendas, com uma margem de lucro de 40%. O custo total com essa campanha de marketing foi de R$5.000,00.
Nesse caso, o valor que deve ser incluído no cálculo é R$20.000,00 (os 40% de lucro) e não os R$50.000,00 (o valor total das vendas).
A conta fica assim:
ROI = 20.000 (lucro) – 5.000 (custo) / 5.000 (custo)
ROI = 15.000 / 5.000 ROI = 3
Nesse caso, com o valor de ROI igual a 3, conclui-se que houve um ganho de 300% em cima do investimento realizado com marketing.
Com o valor do ROI em mãos, os gestores são capazes de avaliar se houve o retorno planejado com a campanha de marketing e de tomar decisões em cima disso.
Por isso, acompanhar o retorno sobre investimento é fundamental. Ele ajuda a responder algumas perguntas profundas sobre o seu negócio, como estas:
- Quais são os canais de comunicação mais eficazes (conversão)?
- O desempenho das campanhas de marketing está de acordo com o esperado?
- O processo de vendas tem se mostrado eficiente? Quanto?
- O atendimento ao cliente está contribuindo para a fidelização?
Dentro da área de marketing, os cálculos de ROI servem tanto para áreas mais amplas, como o orçamento de marketing como um todo, e outras focam em pontos isolados, como o marketing de conteúdo e as redes sociais.
Isso mostra o quanto é importante ter uma visão macro — analisar o negócio como um todo — quanto micro — cada área, individualmente — ao acompanhar o ROI.
Trabalhando dessa forma, é possível identificar erros e problemas em qualquer parte ou elemento do setor de marketing.
O exemplo dado acima e as informações levantadas foram simplificados, apenas para que você consiga entender o conceito de ROI e como ele afeta diretamente os negócios. Sugerimos sempre que para uma análise correta e precisa do retorno de seus investimentos na área de marketing você contrate uma pessoa ou empresa especializada.
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